Que Demas é Você? - Novo

Nestes dias passados estive em Curitiba e quero deixar aqui gravado uma pequena mensagem que me ocorreu através do irmão Joe Wilson, sobre a vida de Demas, pois nunca antes tinha me atentado a isso.

Primeiro quero lembrar de Demas o cooperador de Paulo, a este encontramos em Filemom 1:23 a 25, que diz assim: " Saúdam te Epafrás, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.". Vemos nesse contexto que Demas está inserido entre aqueles que davam alento a igreja de Cristo, que Paulo considerava como seus cooperadores, ou seja, ajudantes idôneos, com quem ele podia contar, aqueles que caminhavam lado a lado com ele diante de Cristo e era juntamente com ele conhecido dos demais, por causa da vida e do testemunho que davam através de suas vidas. Que precioso tem o caráter desse Demas, ou melhor desse momento, pois o Demas é sempre o mesmo, apenas uma mudança de caráter se demonstra nestes textos.

Em segundo lugar quero lembrar do mesmo Demas, mas em um contexto um pouco diferente, que encontramos em Colossenses 4:10 a 14 que assim diz: "Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o; E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação. Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.". Aqui encontramos aquele mesmo Demas, mas em um contexto um pouco diferente, perceba que Paulo discorre de outros irmãos dando suas características, ou seja, Aristarco, Marcos, Jesus chamado Justo, ele os considera seus cooperadores no reino de Deus, quanto a Epafras, o considera servo de Cristo, que combate em oração, ainda vemos Lucas o médico amado, título que por si só já diz tudo e depois vemos Demas, mas apenas Demas, já não mais o cooperador como vemos em Filemom. Paulo já não tem falado desse Demas seu cooperador, já podia ver que esse Demas já não tinha o mesmo caráter, já tendia para situações que já não podia ser chamado de cooperador de Paulo.

Para finalizar quero lembrar da terceira passagem, onde vamos encontrar um terceiro Demas, ou melhor, o mesmo Demas com um caráter abatido e voltado para o mundo, já não é mais cooperador de Paulo, já não está mais junto dos cooperadores, já está distante dos irmãos, já não está com Paulo e Lucas e nem mesmo próximo de ninguém,. De Marcos, ele pode pedir a Timóteo " Traze o contigo", de Tíquico, pode dizer que o enviou a Éfeso, e de Demas, o que pode Paulo dizer a não ser: Me desamparou, amou o mundo, foi se embora, não suportou o presente século.  Você pode relatar no texto, que Crescente e Tito também se foram, mas é um ir diferente, não está relacionado a desamparar Paulo e nem a Amar o mundo, mas agora que já compartilhei quero lhe deixar o texto de II Timóteo 4: 10 a 13 que assim diz: "Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.". Agora fica aqui a pergunta que é o título desse estudo: Que Demas, representa melhor a sua vida nesse momento?

 

Seja Um Mantenedor

Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,
Filemom 1:23
Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,
Filemom 1:23
Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,

Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.
Filemom 1:23-25