Aos Pais dos Meus Netos

Queridos leitores,

Vocês já contemplaram as famílias que existem na Bíblia? Com certeza elas nos devem ensinar algo. Então que tal dar uma conferida breve?

Eu creio que todo pai temente a Deus deve se portar com gravidade quando considerar histórias como a de Adão, cujo filho mais velho era um assassino; ou então a de Noé, de quem uma parte dos descendentes ainda hoje está sob maldição; a de Abraão, cujo filho mais velho sempre foi, e continua sendo, um inimigo irreconciliável e fonte de sofrimento e dano para o povo terrestre de Deus; a de Moisés, cujo neto provavelmente foi o primeiro sacerdote idólatra em Israel; a de Davi, com todas as suas dificuldades familiares; e ao considerarmos a história de Josias, creio que seja o suficiente para quebrar os corações de quaisquer pais que sejam.

Assim, os nossos corações clamam por resposta à questão que se levanta: “Por que é que homens tão tementes a Deus têm descendentes tão ruins?” Ou “Existe algo que me conceda a certeza de que a minha família não tome este tão triste rumo?”

Vale salientar que estas histórias não estão relatadas na Bíblia para enfraquecer os pais crentes de nossos dias, antes elas nos foram dadas muito mais como advertências contra os perigos que espreitam e ameaçam as nossas famílias.

Um pouco das famílias do Velho Testamento:

Adão

Nós conhecemos muito bem o motivo da queda do primeiro filho mencionado de Adão. Desobediência dos seus pais e o forte desejo dele mesmo de ser “o melhor” mesclado à inveja. A desobediência à clara Palavra de Deus, a qual eles conheciam e entendiam muito bem. Nós podemos estar certos de que a desobediência a esta Palavra trará sofrimento; não apenas para nós, mas para os nossos filhos. Talvez a desobediência esteja em primeiro lugar, como motivo principal, para a decadência de famílias cristãs. Por isso, se vocês amam o seu Mestre, e amam seus filhos: obedeçam integralmente, de todo coração, com amor e sem vacilar a Palavra de Deus. Este é o único caminho seguro neste mundo.

Que o Senhor nos conceda a graça de podermos manter uma confiança inabalável na Sua Palavra, a ponto de que nada venha a abalar a nossa fé, pois o primeiro motivo de desobediência foi a dúvida, que a serpente semeou: “é assim que Deus disse?”

Enoque

A história de Enoque pode trazer consolo a todos os pais cristãos nos dias de hoje. Nós lemos: “E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou Matusalém…” Gênesis 5:21-22

Notem que interessante, pois não é relatado que ele andasse com Deus 65 anos antes do nascimento de seu filho Matusalém. Parece que foi essa criancinha que levou Enoque a andar com Deus. Parece que a história de Enoque foi escrita especialmente para nós, pais. Que o Senhor conceda que reconheçamos, como Enoque reconheceu, que nossos queridinhos podem nos levar a andar com Deus. E nesta maravilhosa companhia, nós podemos encontrar força e consolo para o nosso caminho como pais.

Raabe

Aqui temos mais uma ocasião para regozijar os nossos corações. Aqui vemos mais uma vez como Deus tem prazer em recompensar ao que tem fé; pois os filhos são a herança do Senhor, e o fruto do ventre é uma recompensa (Salmo 127:3). Creio que a maioria conhece a história de Raabe, mas vocês já pararam para pensar sobre sua fé e sobre a recompensa que teve por isso? Vocês estão lembrados de que o seu nome está incluído naquela menção honrosa dos heróis da fé, listados em Hebreus 11? Em Josué 2:9, ela diz: “Bem sei que o Senhor vos deu esta terra… porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar vermelho diante de vós…” Ela emprega aqui a verdadeira linguagem de fé: “eu sei” — ela não deduzia, achava, não, antes ela tinha convicção. A fé vem pelo ouvir, mas todos em Jericó haviam ouvido, porém quem creu foi só Raabe. Logo, a única que “sabia” era Raabe. E mesmo sabendo que o juízo e a destruição de Jericó estavam determinados, ela pede, não por sua própria vida, porém por “beneficência a casa de meu pai, e dai-me um sinal certo, de que dareis a vida a meu pai e minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs…” E qual foi a resposta? O Senhor porventura refuta? A promessa do Senhor foi: “toda a família de teu pai” (Josué 2:18). Mas o que isso tem a ver com os pais? Então, Deus se agrada quando o indivíduo intercede – por meio da fé – a favor de toda a família, se apropriando das promessas de Deus; e foi o que fez Raabe, um exemplo para todos os pais, mães, avós, avôs, filhos…

Vamos considerar juntos algumas das dicas do Antigo Testamento aos pais:

“Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos”

Deuteronômio 4:9

“Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra…”

Deuteronômio 11:19-21

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”

Provérbios 3:1-2

Ainda, existe outra passagem que talvez muitos conheçam, mas não podemos deixar de citá-la:

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele”

Provérbios 22:6

Quer saber mais sobre outras famílias do Antigo Testamento? De famílias no Novo Testamento?

Então temos a indicação certa para você: “Aos Pais de Meus Netos”.

Acesse nossa loja virtual e adquira já seu exemplar. Afinal, um resumo de 2 páginas não abrange todas as 59 famílias que o livro traz para nós.

Por Giovanni Ometto