Eu de Fato Creio na Bíblia?

Eu de fato creio na Bíblia?

Devido às circunstâncias dos últimos dias achei por bem compartilhar alguns pensamentos, ou melhor relembrar algumas verdades que temos nas escrituras.

Antes gostaria de apresentar um contexto que muitas vezes esquecemos. Por favor leia com atenção!

Deus, primeiramente, chamou Abraão e disse para sair da parentela e vir para uma terra desconhecida. Nesse tempo ele vivia em Ur dos Caldeus. Assim ele o fez e deixou tudo para viver como peregrino, habitando em tendas. Deus lhe fez uma promessa, e lhe disse que através dele, Ele faria para Si um povo, para Sua glória e que seria a menina dos Seus olhos. Deus é fiel e esse povo veio a existir através de Jacó, neto de Abraão e hoje esse povo é conhecido como Israel. Se olharmos para as escrituras podemos perceber a fidelidade de Deus, e que para Ele, essa é a nação que Ele escolheu, e ela é o seu povo terreno, ainda que muitos pensadores ensinem que o Brasil, ou Estados Unidos, Inglaterra entre outras, sejam nação escolhida de Deus, isso é um erro e não se encontra fundamento nas escrituras sagradas. Veja que no salmo 33:12-14, encontramos que “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, cujo povo ele escolheu para Si mesmo”, veja a promessa feita a Abraão cumprida, assim, podemos perceber que empregar esse texto em qualquer nação é descontextualizar as escrituras e ensinar uma outra doutrina.

Agora um outro comentário:

Havia de vir um Salvador através e para esse povo, e isso ocorreu com Jesus Cristo, mas as escrituras dizem que os Seus não o receberam (Jo 1:12), note também que Ele veio na plenitude dos tempos (Gl 4:4), nesse tempo o povo de Israel, conhecido como hebreu ou judeu, estava debaixo de um jugo de conquista, ou seja, o Império Romano era soberano sobre eles, ainda que isso já havia ocorrido no passado várias vezes, e todas as vezes sob a tutela da vontade de Deus, ou seja, Deus queria ensinar Israel.

Então temos até aqui, Deus soberano em todos os Seus caminhos. Minha pergunta a você leitor é a seguinte: Porque Deus agora não é mais soberano? Não é mais Ele que coloca e tira os reis? Como encontramos em Daniel.

Não fica difícil encontrarmos uma resposta, pois muitos têm seguido uma doutrina errada, onde se ensina que os homens vão conquistar a terra para Deus e depois Cristo virá.  Ou seja, a doutrina verdadeira, se corroeu e se prega a necessidade de sermos participantes da soberania de Deus, como se Ele precisasse de nossa ajuda para efetuar o Seu plano para cumprir em Cristo Jesus o reino prometido a Israel.

Agora um terceiro comentário:

Nos dias dos apóstolos o governo que imperava ainda era o Império Romano, e eles continuavam oprimindo o povo. Homens como Nero, Cláudio e Domiciano exerceram autoridade e isso fizeram com muitas atrocidades.

Agora depois de todo esse pano de fundo, quero compartilhar sobre os dias atuais:

O primeiro texto que quero compartilhar é, "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". 1 Co 2:14, prestemos atenção no que temos aqui.

Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?  Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada. Jo 19:10-11

E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. É-nos lícito dar tributo a César ou não? E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César.  Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se". Lc 20:21

"Porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.  Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente". 1 Pe 2:19-23

"Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.  Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei". 1 Pe 2:13-17

"Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros". Tt 3:1-3

"O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele... Ele remove os reis e estabelece os reis". Dn 4:17 e Dn 2:21

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faz o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” Rm 13: 1-8

Agora que temos todos os versículos acima diante de nós, gostaria de convidar você leitor a fazer uma pequena observação neles.

Como cada um deles se enquadra tendo como pano de fundo o contexto apresentado nos comentários acima?

Em que momento vemos Jesus ou seus discípulos nos evangelhos se manifestando contra as barbáries das autoridades? Onde encontramos nos evangelhos de Jesus orientando os discípulos a se levantarem contra as autoridades? Afinal eles não eram legítimos, tinham conquistado o povo hebreu e exerciam força e domínio sobre eles. Nas epístolas temos alguma orientação para nos levantarmos contra as autoridades? Podemos tomar o fato de que hoje as autoridades são más, por isso devemos nos levantar contra elas? Eram boas e honestas as autoridades nos tempos antigos?

Meu querido leitor, não sei onde você se encontra espiritualmente, se crê ou não nas dispensações, mas uma coisa eu tenho certeza, se você for sincero e contextualizar as verdades da Bíblia, você vai se colocar de joelhos e interceder por aqueles que foram colocados como autoridade, pois os princípios apresentados pela palavra são imutáveis, a Bíblia é infalível e inerrante.

Que o Senhor revele ao seu coração que é tempo de compartilhar aos homens perdidos que hoje é o dia da salvação.

Um abraço, em Cristo Jesus, nosso Senhor.