Irmãos, vamos falar de algo que muitas vezes nos esquecemos e não levamos em conta a sua realidade em nossas vidas: Deus está de olho em tudo na nossa vida. Isso é sério! Ou seja, nada, absolutamente nada, passa despercebido. Essa é a verdade que quero compartilhar hoje.
Primeiro vamos falar sobre o fato de que Ele Sabe a Intenção
O que a Bíblia ensina é que Deus é Onisciente, ou seja, Ele é o Supremo, Absoluto, conhece todas as situações e intenções. Ele não vê só o que fazemos na frente dos outros; Ele vê o que passa dentro da cabeça e do coração. Precisamos levar isso a sério.
O livro de Provérbios já diz: "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar (toda parte), contemplando os maus e os bons (observando atentamente os maus e os bons)" (Provérbios 15:3). Esse texto nos mostra que não é um olhar de relance, é um olhar que sonda, que é profundo. Por isso, Ele não só vê a ação, mas a intenção por trás dela. Vejamos o que encontramos em 1 Samuel 16:7 – “Porém o Senhor disse a Samuel: — Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.”
Só até aqui, já vemos que Ele está "pesando" as nossas atitudes. Isso significa que não é um julgamento aleatório, é um julgamento justo, com padrão moral altíssimo. E, ainda assim, isso não anula nossas possibilidades de escolher. Nós somos livres para escolher, mas somos totalmente responsáveis pelas escolhas que fazemos. Assim vemos, que se escolhermos mal, vamos colher os frutos disso e se escolhemos bem, também teremos os frutos disso.
Agora vamos ver como essa verdade tem algumas implicações práticas, tipo:
Sabe aquelas escolhas que fazemos "escondidos", pensando: ninguém vai ver? Esquece! A Bíblia é direta: "Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas", vejamos Hebreus 4:13 “¹³ E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
Vamos levar isso a sério de fato, não nos enganemos, nem tentemos enganar a Deus.
Pense que nosso chamado é para vivermos a verdade por dentro e por fora. O que pensamos e o que fazemos precisam bater.
Se você tem influência (em casa, com os amigos, no trabalho), sua responsabilidade é ainda maior. O impacto das suas escolhas é maior, e Deus está vendo cada detalhe. E você pode ensinar os outros a viver em mediocridade, ou seja, vivendo duas vidas, como se para Deus, fosse difícil de conhecer a verdade. Sejamos o que devemos ser em todo lugar.
À princípio, pensar que Deus vê tudo pode dar um frio na barriga, um certo temor, mas, olhemos como isso no fundo nos conforta, pois isso gera em nossas vidas, segurança e paz!
Por outro lado, o olhar de Deus não é só para julgar; é, primeiramente, um olhar de amor e cuidado.
Ele vê a nossa Dor: Se você está passando por uma injustiça que ninguém viu, relaxa. Deus viu. Ele é o Juiz, e isso é um baita conforto para quem está sendo oprimido.
Se pisamos na bola, erramos de alguma forma, Ele está pronto para nos restaurar. O objetivo Dele não é nos envergonhar e condenar, mas nos chamar de volta para o caminho. Precisamos confessar e Ele faz o resto: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). Então quando tropeçarmos, e infelizmente isso acontece, temos a chance de recomeçar hoje. Só precisamos tomar os passos necessários, que envolvem confissão e ação. Aqui quero fazer uma paradinha rápida: Confissão é ir até Deus e colocar diante Dele toda a situação. Ação é tomar a atitude em relação aos envolvidos, se preciso confessar a alguém o erro, pedir perdão a alguém, se preciso restituir algo, enfim a ação é vida pratica.
Como podemos viver essas certezas diariamente?
Fazendo um auto exame: Tire um tempinho para pedir: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmos 139:23-24). Peça ajuda para Deus te mostrar onde você precisa melhorar. Seja sincero consigo mesmo.
Pergunte Antes de Agir: Antes de tomar uma decisão, faça a pergunta de ouro: "Isso aqui agrada a Deus?" É o jeito mais inteligente de viver, pois Ele vai te guiar: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos" (Salmos 32:8). Creio que esse é um dos pontos que mais tropeçamos. E ele gera muitas dificuldades.
Seja Transparente: Não viva isolado. Compartilhe suas lutas e peça ajuda a amigos de confiança para te acompanharem espiritualmente. Lembremos do texto de Tiago 5:16 – “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”
No fim das contas, viver à vista de Deus, com o coração aberto e arrependido, traz uma paz incrível e uma liberdade sem igual. É o caminho certo, o caminho que nos leva à verdadeira felicidade.
Para fechar meu devocional queria deixar algumas perguntas para cada um de nós, como lição de casa:
Qual caminho eu tenho trilhado ultimamente que eu sei que não aguentaria o olhar de Deus?
