Provérbios 18:13

"Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha".
Provérbios 18:13

 Hoje temos diante de nós um capítulo de provérbios que nos alertam de várias situações e uma dela nós podemos resumir com o versículo acima, pois trata do falar antes de ouvir, ou do falar sem conhecer toda a causa, ou do tomar partido antes de se aprofundar em conhecer o conflito. Enfim nos alerta a sermos prudentes e sábios no ouvir para depois colocarmos o que compreendemos ou pensamos. Fomos instruídos pelo Senhor em várias passagens a sermos prudentes, lembremos por exemplo, do ensino de Lucas 14:28-32, que nos alerta, para essa prudência e inteligência para agir, ou podemos pensar na passagem de Tiago 1:19, que nos lembra a sermos prontos para ouvir e tardio para falar. Assim podemos concluir que o alerta de hoje é bastante útil e nos mostra a cilada que podemos cair sendo precipitados no falar.

Precisamos tomar isso como lição e nos exercitarmos nisso, ouvir, ouvir e ouvir novamente e depois de meditarmos no assunto colocarmos o nosso parecer.

Se o escritor de provérbios nos ensina, então por que não praticar? Pensemos nisso!

Talvez não seja tão fácil agir dessa forma, por esse motivo encontramos várias passagens nas escrituras nos alertando a isso, e é bem verdade, por experiência própria que é difícil e muitas vezes tropeçamos aqui.

Fica o alerta a cada um dos leitores, ouça antes de falar, mas ouça até o final, não atropele que está expondo seu pensamento, deixe a conclusão aparecer e só depois faça as suas colocações.

Com certeza agindo dessa maneira, você não passará vergonha e será sábio e inteligente em suas conclusões.

O silêncio é amigo dos sábios e o muito falar companheiro dos tolos!