AS DISPENSAÇÕES
Queridos leitores,
Vocês sabiam que na linguagem cristã, comumente chamamos de dispensações ou mordomias aos diferentes períodos da história da humanidade? As épocas não são distinguidas pelos grandes acontecimentos que retêm a atenção do mundo, mas sim pelos períodos caracterizados pelas revelações que Deus fez aos homens e pelas disposições que tomou para com eles em sua soberana administração.
Muitas vezes , a leitura da Palavra de Deus nos coloca perante situações que nos parecem muito distantes das nossas circunstâncias atuais. Aparecem à nossa frente homens de épocas muito antigas, que viveram em civilizações bastante diferentes da nossa. Deste modo, pode surgir a seguinte pergunta em nossa mente: Em que medida aquilo que lhes foi dito, e o que foi pedido, e o que aconteceu com eles, está relacionado a nós? Na realidade, trata-se de uma pergunta fundamental.
No Antigo Testamento, há relatos históricos, bem como prescrições relacionadas ao serviço divino, que têm para nós o valor de exemplos, eles são figuras das coisas que estavam por vir. É uma forma de ensinamento de extrema riqueza que Deus deseja nos dar… Ao lermos a Bíblia, necessitamos de discernimento espiritual para saber se seus ensinamentos estão diretamente relacionados a nós, ou não. Neste último caso, trata-se de saber qual é a correta aplicação que podemos fazer dela.
As sete dispensações
Inocência (foi a época em que o primeiro casal humano se alegrava nas bênçãos do paraíso de Deus aqui na terra, o jardim do éden, sem ter a convicção do bem e do mal. Esse período foi abruptamente interrompido pela introdução do pecado.
Consciência (se estende desde Adão, após sua queda no pecado, até Noé, compreendendo, segundo a contagem de tempo bíblica, um espaço de aproximadamente 1.656 anos. Nesse período, Deus ainda não havia estabelecido ordens quanto à convivência dos seres humanos, nem regulamentado o relacionamento deles com Deus. Mas, pela queda no pecado, o homem recebeu - e Deus já havia previsto isto - a consciência, a ciência do bem e do mal, tornando-se, na expressão do próprio Deus, “como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn 3:22).
Governo humano (Deus entregou ao homem - a Noé - a espada, para que fosse mantida a ordem e a moral na terra (Gn 9:3-7). Essa dispensação estendeu-se de Noé até Abraão, um período de 450 anos. Para estabelecer um limite a violência do homem, Deus de certa forma confiou o governo - até então de Sua alçada exclusiva - à mão do homem, “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado…” (Gn 9:6).
Promessa (a promessa é encontrada como princípio dominante de parte de Deus. Deus conduzira Abraão de Ur dos caldeus até Canaã e prometeu fazer dele uma grande nação … Mais tarde, Deus prometeu um filho a Abraão… Esse filho é uma figura maravilhosa de algo muito maior: Cristo.
Lei (compreende o tempo de Moisés até Cristo - um período aproximado de 1420 anos. Essa época toma o maior espaço nos ensinamentos do Antigo Testamento e se reveste de extraordinária importância. A lei, outorgada ao povo de Deus - Israel - sob a forma de ordenanças, propagou uma clara luz sobre os pensamentos e a natureza de Deus e contém excelentes indicações acerca de Cristo e sua obra (determinações dos sacrifícios…)
Graça (época presente, na qual vivemos, a dispensação cristã. Começou no dia de Pentecoste (At 2) e terminará com o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4:15-17). Esta época é a mais importante e a mais elevada nos caminhos de Deus, no que se refere à forma pela qual o ser humano pode obter sua salvação: é a era da Igreja nesta terra; a era na qual Deus convida os pecadores a sair deste mundo, a fim de conduzi-los à sua maravilhosa luz.
Reino milenar (começará com a aparição do Senhor em poder e glória (Ap 11:15-18) terminando com o grande trono branco (Ap 20:10-15), no qual os mortos que não aceitarem a Cristo pela fé serão julgados e lançados para sempre no lago de fogo.
E após isso, estaremos para sempre com nosso Salvador, gozando da vida eterna.
Quer dominar esse assunto com propriedade? Sanar todas as dúvidas que possam existir sobre a divisão das dispensações? Sugiro o Livro As Dispensações do DLC, clique e visite o site agora.
Com carinho,
Perguntas:
1 - Significado da Palavra Dispensação:
No dicionário da língua portuguesa encontramos os seguintes significados:
Ato de dispensar, ato de distribuir, dividir, repartir e ou conceder.
Assim, podemos perceber que podemos de certa forma aplicas as escrituras essa palavra de forma que ela pode tanto designar disposições que Deus toma em Sua administração, ou simplesmente períodos de tempo em que Deus toma essas disposições, ou ainda simplesmente designar uma época.
2 - Porque é necessário conhecer as Dispensações?
Particularmente entendo ser importante e necessário para não se fazer confusão com as ordens de Deus relativas a cada época. Por exemplo, não temos condições hoje de dizer que seja olho por olho e dente por dente, pois o ensino de Jesus é baseado no amor. Outra coisa importante é notarmos que temos que fazer distinção entre Israel e Igreja, e isso só é possível se entendermos as dispensações ou épocas, da Bíblia.
3 - Por que ler o Livro que você sugere?
A proposta do Livro as Dispensações da editora DLC, não é exaurir o assunto e colocar um ponto final quanto a quantas dispensações podemos dividir, mas sim, mostrar o tema e a necessidade de conhecer o mesmo, e saber dividir a Palavra de modo correto, a ponto de administrar bem os tempos e épocas e saber manejar bem a Palavra da Verdade. A proposta do livro é levar o leitor as escrituras sagradas, para que possa de fato conferir e estudar o texto bíblico.
4 - Existe um versículo Bíblico que você possa fundamentar a doutrina das dispensações?
Não temos um versículo bíblico, mas temos um conjunto de fatores, que nos mostram que o ensino de Deus se manifestou de diferentes maneiras e em diferentes épocas. Por exemplo não temos hoje o sacrifício levítico que era aceitável a Deus, e ainda assim, a oferta de Jesus na cruz é a aceitável a Deus e por isso obtemos o perdão dos pecados e a vida eterna.
5 - Se existem diferentes pensamentos quanto as dispensações ou não, como me basear na qual está correta?
Outra vez precisamos manejar bem as escrituras, pois se sairmos das dispensações, vamos acabar substituindo a Israel pela Igreja, e aí vai virar uma grande confusão, como temos visto ocorrer hoje, pois se a Igreja substitui Israel, como Deus irá cumprir as promessas que fez a Israel. Por exemplo, a Israel Deus prometeu um Rei e um reino de Mil anos, mas se cairmos no erro da substituição, nunca isso poderá ser cumprido, e Deus passou a ser mentiroso. Percebe como é sério isso.
6 - A própria palavra dispensação aparece na Bíblia?
Sim, pelo menos em 6 vezes temos a palavra ou um sinônimo dela. Vou dar um exemplo, Efésios 1:10 da ACF, a palavra é exatamente essa, e como exato sentido de época,
“De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;”
7 - Qual a diferença fará para mim, compreender a doutrina das dispensações?
Acredito que você estará muito menos sujeito a aceitar erros doutrinários, como por exemplo “a perca da salvação”, “a instituição do dizimo”, “o arrebatamento e a volta do Senhor Jesus”, “o manejo correto das escrituras”, “o entendimento correto das palavras de Jesus e a quem Ele se dirigia”, e temos muitas outras, mas se eu responder tudo, nem precisa ler o livro, kkkk. Então te encorajo a ler o livro.
8 - Você poderia explicar por que tem alguns que falam em 4 dispensações, outros em 7, em 8 ou até em 11?
Na verdade, esse tema é bastante complexo, e precisaríamos mais tempo para responder. Mas primeiro podemos olhar que a humanidade tem grandes períodos de tempo, ou épocas, e alguns tomam essa base, então podemos chegar a talvez oito grandes épocas, divididas em 5 no velho testamento e três no novo testamento, sendo possível que alguns ainda dividam mais. Ainda temos alguns que tomam as alianças como dispensações, e assim podemos chegar a pelo menos 4 grandes alianças: Sendo a primeira com Noé, e depois com Abraão, uma terceira com a libertação de Israel no Egito e a quarta a nova aliança prometida a Israel para um tempo que ainda há de vir. E ainda tem alguns que dividem as dispensações em formas menores, subdividindo por exemplo o tempo da Graça, entre outros. Mas para te ajudar, quero te incentivar a assistir a série de palestras que temos no canal que trata das dispensações. Procure pela Playlist “sobre as dispensações”, clique e assista, e ali terá uma série de 17 vídeos que te ajudará muito.
9 - Você indicaria outros livros sobre o assunto?
Sim, a DLC tem o “Panorama Bíblico”, a “Revelação Progressiva de Deus” e o “Manejando Bem a Palavra da Verdade”, que creio ser muito útil. Temos ainda um livro da Editora Chamada da Meia Noite chamado “As Dispensações da Bíblia” e um da IBR, “Dispensacionalismo”.
10 - No seu entender qual a principal doutrina que se sustenta pelas “Dispensações”?
Com certeza, a absoluta verdade de que Israel e Igreja se mantém distintos, um sendo o povo terrestre em quem se cumprirá todas as promessas terrenas e o outro celestial, em qual Jesus é o cabeça do corpo.