Tesouros na Neve

Patricia St. John nos deixou uma história inesquecível, e com um aprendizado extremamente importante sobre perdão e amor. A história é sobre Anette e Lucien, dois vizinhos. A menina tinha 7 anos, enquanto o menino tinha 6 anos. ‘Tesouros na neve’ se passa nos Alpes Suíços e tudo começa numa véspera de Natal, na noite em que Anette vai a um recital com a Sra Morel, mãe de Lucien, pois sua mãe de repente ficou doente e seu pai foi à cidade buscar o médico. Naquela noite, ao retornar do recital, Anette foi invadida pela história contada sobre o nascimento do Senhor Jesus, seus pensamentos não conseguiam desligar-se de nenhum detalhe. Em sua cabana no alto das montanhas, sim, haveria um lugar para o bebê Jesus nascer… e estava ela deitada entre os fenos no curral, arrebatada a realidade, mas de repente seu pai adentra ao celeiro e a notificou do estado grave de sua mãe. Mal sabia ela que aquela noite seria gravada para sempre em sua vida. Tesouros na Neve

Quando chegou ao leito de sua mãe, lhe foi entregue um presente embrulhado em um xale branco: “seu irmãozinho”, ecoou a voz fraca de sua mãe: “Ele é seu Anette. Crie-o, ame-o e cuide dele por mim. Eu o dou a você”. E essas foram as últimas palavras de sua mãe.

Naquela noite Daniel Burnier se tornou “propriedade especial” de Anette (uma menina de apenas 7 anos de idade). O desenrolar do livro detalha os cuidados dela com o Daniel, cuidando do bebê e da casa, as dificuldades financeiras, até culminar na ideia de chamar sua avó a vir morar com eles, mesmo que idosa e com reumatismo. Daquele momento em diante, a avó fazia o que estava ao seu alcance, Anette cuidava do restante e a rotina da casa seguia como um relógio. E assim seguiam a vida.

Entretanto, alguns dias depois, o professor aparece na casa da família, pois está preocupado com a ausência de Anette na escola. Depois de uma longa conversa com a vovó ficou decidido que ela iria aos sábados na casa do professor para ser estudar. Eram momentos maravilhosos onde estudava: aritmética, história e religião. Ela viajava nas histórias sobre o herói nacional da Suíça, sobre aritmética, sobre relatos dos valdenses que foram perseguidos e estudavam a Bíblia. Tesouros na Neve

No quarto capítulo, Lucien retorna na história, apresentado principalmente pela indisposição, sempre contrariando os demais. Ele vivia com sua mãe viúva e sua irmã mais velha Marie, que trabalhava na cidade, num hotel. Avançando a história, fica nítida uma certa rivalidade entre Anette e Lucien. O menino se sentindo cada vez mais rejeitado, e Anette sentindo um certo prazer em menosprezá-lo, e assim a inimizade entre os dois só crescia.

No dia do aniversário de Anette, Daniel quis colher flores para ela. Então subiu a montanha com seu gatinho Nico (numa véspera de Natal Dani ganhou de uma forma misteriosa um gatinho branco como neve encolhido dentro de seu chinelinho vermelho, um verdadeiro presente de Natal). No alto da montanha, Daniel e seu gatinho encontram Lucien, que com o coração todo amargurado resolve vingar-se de Anette, e sem imaginar as consequências, provoca um tremendo acidente que leva Daniel à beira da morte. Com tremendo remorso, Lucien foge como um assassino.

A família, preocupada por não encontrarem Daniel, e depois de muita procura, partem para a casa de Lucien e descobrem todo o ocorrido. Com muita oração da avó e a agilidade do pai, Dani foi encontrado vivo e consciente, mas com a perna severamente machucada.

E então começa uma verdadeira história de perdão na vida de Anette e Lucien. Por um lado, Anette estava com tanta raiva em seu coração que ela pensava que jamais perdoaria Lucien. Este, por sua vez, não consegue lidar com a situação e foge a cada dia de seus compromissos por medo de enfrentar as pessoas.

Contudo, o Senhor usa a avó de Anette para trabalhar em sua vida, e o Senhor olhou para o coração arrependido de Lucien e coloca em sua vida um velho escultor que através de uma linda amizade revela um verdadeiro perdão para a vida do menino.

Conforme a história se desenrola entre os personagens, acontece algo inesperado. Anette torce o tornozelo e é resgatada por Lucien, sendo um ponto importante para o começo de uma nova amizade. Além disso, a jovem menina abre seu coração ao Senhor, e pede que Ele faça morada.

Marie, irmã de Lucien, conhece o Doutor Givet, o qual possui conhecimento de como curar Daniel. Com ajuda do velho escultor, que tinha uma grande soma de dinheiro guardado para saldar uma antiga dívida, Lucien enfrenta uma enorme tempestade, procura Doutor Givet e lhe conta toda a história de Daniel, e como conseguiu o dinheiro através de seu velho amigo escultor.

Através desta história, vemos o perfeito amor do Senhor Jesus, salvando vidas, curando feridas e criando verdadeiras amizades, dando ainda muito mais: a salvação eterna.

Ficou interessado nesta história encantadora e quer saber de todos os detalhes? Então não perca a oportunidade e adquira nosso título “Tesouros na Neve”.

Uma recomendação com carinho,

Por Giovanni Ometto