Árvores Anãs

"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o SEnhor. Porque será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano da sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." 

 Jeremias 17: 7,8

 

Em Paris, num parque floral visitamos uma exposição de bonsais. Ali havia uma Faia em miniatura: tinha 60 anos, mas seu tamanho era igual ao de uma grande couve-flor; suas folhas não eram mais largas do que uma unha. Ali também se encontrava um Bordo de 80 anos, cujas raízes cabiam em um vaso de barro. Este resultado antinatural é obtido podando-se as raízes e mantendo o vegetal no limite da sobrevivência. Os japoneses são mestres nesse tipo de horticultura.

Certos cristãos se parecem com essas miniaturas de árvores; sua vida espiritual tem certa autenticidade, mas é fraca e pouco desenvolvida. Falta-lhes gozo, ánimo e testemunho. Deus fez as árvores para que cresçam no bosque e não para que vegetam numa estante. Salvou-nos e quer que a vida que Ele nos deu seja expressa livremente. No mundo tenebroso em que vivemos, no qual a violência e a corrupção têm livre curso, Ele quer que sejamos testemunhas fiéis, que reflitamos a paz, o amor e o gozo. Vivamos "no bosque" mesmo quando tivermos de enfrentar tempestades, em lugar de permanecer, talvez , no abrigo, mas refugiados  em nós mesmos. Não temamos dizer aos que nos rodeiam que Jesus é o nosso Salvador e quer - e pode - ser o Salvador de todos os homens.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" - I Pedro 2:9