Dois Senhores

 

"Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro." Lucas 16:13

"… Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." I João 5:20

A VERDADE DE CADA UM É A VERDADE DE DEUS?

Muitas pessoas acham que cada religião permite descobrir um aspecto de Deus, e que o cristianismo é uma religião como as demais. Para elas, Jesus Cristo é mais um caminho para a verdade, dentre tantos outros.

À primeira vista, essa concepção parece atraente. Cada um pode crer no que quiser, no que inventar, e ter a convicção de possuir a verdade. Para um, algo será verdade, e para outro não. Por exemplo, uma pessoa crerá que as boas obras não salvam, enquanto outra estará convencida que tem de fazer muitas para ser aceita por Deus. No entanto, essa forma de pensar está totalmente errada. Deus não pode pedir algo a alguém e exigir o contrário de outra pessoa. Isso é mentir e Ele não pode mentir (Tito 1:2). Só existe uma verdade, a que Deus nos revela em Sua Palavra. Jesus Cristo nunca disse que Ele era um caminho, mas afirma que é o caminho, a verdade e a vida. Muitos não querem crer na exclusividade do Evangelho e permanecem na “vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (Efésios 4:17-18). Para os que O buscam com sinceridade e crêem na Palavra de Deus, Jesus Cristo lhes mostra um Deus que amou tanto os seres humanos que deu Seu Filho unigênito para salvá-los. Um Deus que oferece uma vida abundante, uma perfeita paz e uma eterna felicidade, porém, com uma condição: total submissão às Suas ordens e à Sua Palavra.

Não temos direito, como seres humanos e criaturas, de inventar um sistema religioso ou qualquer outra coisa para nos relacionarmos com Deus. Na verdade, ao fazer isso, estamos criando um deus à nossa imagem e semelhança, e nos afastamos do Deus único e verdadeiro. A Palavra ordena não darmos ouvidos “aos mandamentos de homens que se desviam da verdade… antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra” (Tito 1:14-16).