" Exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado."Mateus 11: 25-26
Um pregador havia lido e comentado sobre o terceiro capítulo do evangelho de João. Depois da reunião, um jovem aproximou-se dele para conversar.
"Impressionou-me o que o senhor disse. Se entendi seu pensamento, é preciso compreender bem o que é o evangelho para se tornar um cristão verdadeiro."
Este jovem, formado numa boa universidade, tinha o costume de refletir, discutir e examinar os fatos. O pregador replicou:
"Meu amigo, você está muito enganado. Se para encontrar a salvação fosse necessário ser culto e compreender perfeitamente os diferentes aspectos da mensagem do evangelho, como os que não possuem instrução poderiam entendê-la?"
"Eu nunca havia pensado nisso", disse o jovem.
"Felizmente Deus pensou! A primeira coisa necessária não é compreender o Evangelho, mas aceitá-lo", disse o pregador.
Aquele que crê, submetendo-se à Escritura, se torna inteligente pelo Espírito Santo; será capaz de compreender pouco a pouco as verdades divinas e de crescer "na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 3:18).
Ademais, o evangelho implica o que sempre permanecerá além de nossa compreensão: o amor de um Deus que deu Seu Filho para salvar homens rebelados contra Ele.