Como Devo Ler a Bíblia

Do ponto de vista histórico precisamos conhecer a Bíblia geograficamente e culturalmente, para que possamos de fato compreender seus ensinos.

Leiamos o texto em Atos 17:11 - "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.". Assim vemos claramente a necessidade de se aplicar em examinar as Escrituras, não podemos ter ela como um jogo de sorte, ou outra coisa qualquer.

Precisamos adentrar no livro de Atos dos Apóstolos e entender suas mensagens históricas, mostrando-nos lugares e situações, assim poderemos de fato trazer uma interpretação correta para o nosso dia a dia.

Muitas pessoas simplesmente lêem a Bíblia como um livro de sorte ou um livro de horóscopo, ou seja, a cada manhã, abre em qualquer lugar e lê, e diz, "oh, o Senhor falou comigo", mas quero dizer que nem tudo o Senhor falou com você, pois quando "Ele manda arrancar o olho", você com certeza não sai arrancando seu olho fora, ou estou enganado? Confira isso em Mateus 18:9, e diga se tenho ou não razaão?

O livro de Atos é chave para a correta interpretação das cartas, sejam paulinas, ou de outros escritores, pois no livro de Atos encontramos o pano de fundo das cartas e assim podemos entender um pouco do pensamento e da cultura de cada lugar, vejamos o exemplo do dinheiro, pois muito se fala em dinheiro hoje em dia.

Em atos encontramos o autor falando de grande fome, isso nós leva a compreender que era um tempo difícil e de muitas dificuldades financeiras, pode se comprovar isso em Atos 11:28, se nos situarmos historicamente, veremos que isso aconteceu, e que os irmãos ajudaram as igrejas da Judeia, isso vemos no versículo 29.

Se continuamos estudando com coerência, veremos que em I Coríntios 16, Paulo trata do assunto relacionado a dinheiro, mas qual a motivação? É a mesma que encontramos em Atos, "ajudar os irmãos em necessidade", e isso vamos encontrar em várias cartas.

Agora podemos ver a atuação de um casal na vida da igreja, Priscila e Áquila, atuavam em sua casa para edificar, com certeza esse é um bom ensino para nós hoje, usarmos nossos lares para edificação dos santos, e veja que o campo de atuação no lar é da mulher, podemos ver claramente o nome dela aparecendo em primeiro lugar, porque? Pelo simples fato que o lar é a referência das irmãs, de fato conhecemos uma irmã, segundo o que é o lar dela, se tem hospitalidade, se de fato tem oração, ensino, enfim, características de um lar edificado, pois a Palavra orienta que a mulher sábia edifica o lar, e assim, encontramos no lar, a resposta de que tipo de irmã, estamos falando.

Nesse caso, o casal apresentou melhor o caminho a Apolo, e também hospedou Paulo.

Seguimos em frente e veremos mais coisas importantes, como o primeiro dia da semana, a comunhão que tinham uns com os outros, isso percebemos, pelo fato de muitos nomes de pessoas serem citados, não se diz o fulano ali, e sim, o nome do irmão ou da irmã.

Mas agora preciso sair e vamos continuar depois…