Consciência Delicada


"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."

Apocalipse 21:8

 

Conta-se o caso de uma camponesa que fez uma viagem num trem alpino com seu filhinho.

Quando chegou o guarda para examinar as passagens, olhou a criança e perguntou pela sua idade. - Têm cinco anos - disse-lhe a camponesa. - Então a senhora deve tirar-lhe uma passagem, senhora. - acrescentou o empregado ferroviário. A mulher assustou-se, pois não tinha o dinheiro suficiente e poderia ter que interromper a sua viagem. Então começou a chorar. - Mas - disse o guarda - não é tão grave. Quando vier o inspetor, diga-lhe simplesmente que a criança têm quatro anos de idade. A camponesa pegou o seu filhinho e respondeu indignada: - Não, não, até esse ponto não vamos mentir - , e preparou-se para descer do trem. E o teria feito se uma amável viajante não houvesse dado a quantia que faltava para comprar a passagem.

Essa mulher tinha uma consciência mais delicada que a maioria das pessoas de hoje em dia. O dito popular "a mentira tem pernas curtas", deveria desanimar aos que facilmente adulteram a verdade, mas, ante tudo, a lembrança de que "o diabo... é mentiroso e pai da mentira", deve fazer que se tenha medo de cair nesta falta que leva ao "Grande Trono Branco", do divino Juiz, aos que não tenham se arrependido de seus pecados. Para Deus, ainda a mais pequenina mentira é tão mentira e tão séria que, para expiá-la, foi necessário morrer Seu amado Filho, o Senhor Jesus.

Agora pergunto a você:

Como você reage, diante da oportunidade da mentira?