O que é a Igreja.

O que é a Igreja?

(Se você gostaria de ver e ouvir esse estudo clique aqui)

Dentro desse contexto vamos estudar primeiramente a " Igreja" como corpo de Cristo, onde todos os salvos são membros desse corpo(não confundir com Reino de Deus), onde existe a mistura de salvos e não salvos.

Olhando para Efésios 1:22,23, vemos que Deus, constituiu Cristo como o cabeça da Igreja que é o seu corpo, sendo assim a Igreja como corpo só existe porque Cristo esta glorificado no céu e assim é o cabeça da mesma. Desse aspecto é impossivel termos mais de um corpo, assim sendo só existe um corpo de Cristo, apenas uma Igreja sobre a terra e cada pessoa salva é constituida membro do seu corpo.

Entendemos então que a Igreja é Seu Corpo na terra.

Olhando para Corintios 12:12,13, vemos Paulo ensinando exatamente isso, que cada salvo é membro desse corpo, não podendo haver dois corpos. Se nos aplicarmos nessa passagem e nos versiculos que se seguem, veremos a figura do corpo sendo usada e explicada por Paulo, para que cada um entenda que é membro desse corpo.

Quanto ao unico corpo podemos olhar para alguns versiculos: Romanos 12:5, I Corintios 10:17, Efésios 4:4, apesar de termos muitos corpos na Cristandade, a Palavra é clara e nos ensina que "Há somente um corpo", e isso é o que Deus reconhece.

Não quero aqui ficar me levantando contra esse ou aquele sistema religioso, o que quero é que todos saibam que há somente um corpo e todo salvo faz parte dele, seja esse salvo frequentador ou não de qualquer tipo de denominação.

Agora é sabido que cada membro tem uma responsbilidade no "corpo" e não na denominação "x" ou "Y", e se você é um verdadeiro salvo, deve se começar a perguntar se esta fazendo a vontade de Deus, ou dos homens. Pois existe um lugar para cada membro desse corpo.

Olhando para II Timóteo 2: 19 a 21, veremos que existe uma responsabilidade para cada salvo em ser vaso de "honra" ou de "desonra", e só podemos ser vasos de honra saindo da confusão religiosa e seguindo o Seu Vitupério, isso vemos em Hebreus 13: 12,13, 14.

Meu caro amigo, a vontade de Deus deve estar acima de todo e qualquer relacionamento, amizade, credo, sustento, enfim, medite se você esta fazendo a vontade de Deus.

Para não alongar muito iremos agora para a "Igreja", como Casa de Deus.

Sabemos que "Deus não habita em casas feitas por mãos humanas", Atos 7: 48, 49; Atos 17:24, sendo assim Sua habitação agora é a Igreja, I Timóteo 3:15. Também podemos ver isso em Efésios 2: 19 a 22, aqui aprendemos que formamos o edifício que vem ser a morada de Deus, e ainda aprendemos que desse aspecto ainda é um edifício inacabado, pois quando a ultima pedra for ali colocada, o Senhor Jesus vem para buscar a Igreja. Ainda Pedro, menciona esse fato na sua I carta 2:5, chamando nos aqui de pedras vivas.

Assim aprendemos de I Coríntios 3:16 que coletivamente somos a "casa de Deus, ou edifício de Deus", sendo assim, veja como você é responsavel diante de Deus em praticar a verdade.

Para esse aspecto da responsabilidade temos a I Carta de Paulo a Timóteo, pois ali aprendemos de como convém andar na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo. Para ter um aspecto geral desse comportamento devemos ler com atenção a carta toda, pois ali convém a santidade, cada qual tem o seu lugar, seja o homem seja a mulher, ainda que no Senhor todos sejam um. Nesse aspecto vemos com clareza que a disciplina tem a ver com a "casa de Deus" e não com o "corpo de Cristo", e neste sentido precisamos entender a diferença dos dois aspectos.

Vamos aprender a seguir os dois aspectos da casa de Deus, Sendo Edificado por Cristo e como cooperadores de Deus. Meditando em Efésios 2 e I Pedro 2, vemos a responsabilidade de Cristo em edificar, e como Cristo é perfeito, a Sua parte é perfeita e em nada fica obscura, pois Cristo é a pedra angular e o verdadeiro Construtor da Sua Casa, olhando deste prisma a Casa de Deus é perfeita, mas de outro lado vemos a responsabilidade do homem em I Coríntios 3, onde cada um é responsavel por sua obra, onde vemos materiais diferentes sendo usado para edificação, por isso a Palavra diz que a obra de cada um será provada pelo fogo, I Coríntios 2:12 a 15.

Sendo assim, devido as falhas do homem, que começou a introduzir o que Deus não introduziu, a Casa de Deus, passou a ser maior que o Corpo de Cristo, tendo ali então, pessoas slavas e não salvas, Atos 8:18 a 24. Assim a cada dia a situação ficava pior e chegamos em II timóteo 2, em uma situação em que os vasos podiam ser para honra ou para desonra, cabe aqui a cada pessoa ser responsavel e se tornar para honra e não para desonra, mais uma vez somos conclamados a sair fora de tudo que é do homem e nos tornarmos vaso para honra, II Timóteo 2:22.

Passemos adiante a conhecermos a Igreja no aspecto, A Noiva de Cristo.

Vamos continuar nosso estudo em Efésios 5: 21 a 32, é importante você ler essa passagem, pois ela mostra os afetos e as responsabilidades do casal instituido por Deus, ou seja o marido e a esposa, cada qual tendo o seu lugar e a sua esfera de representação. Notemos que o casal aqui é o principal exemplo da figura da Igreja, A Noiva de Cristo e queremos lembrar que desse ponto de vista o casamento é indissoluvel, assim sendo Cristo não separa de Sua amada Esposa a Igreja. Do ponto de vista o marido que aqui representa Cristo, vemos a afeição, o amor, a pureza, o sacrificio da entrega, então quanto ao cuidado, podemos ficar tranquilos que o Senhor esta preparando para Si, uma noiva pura, gloriosa, sem macula e lembre-se é uma associação eterna e podemos ver isso em outros versiculos, como, I João 3: 2,3; João 14: 2,3; Apocalipse 19: 7,8; 11 a 20:6; 21:9 a 27. Do ponto de vista da esposa, vemos a responsabilidade do homem para com o Senhor Jesus, a submissão, a sujeição, então fica claro aqui que devemos obedecer a Cristo e não criar nossos proprios ensinos e caminhos. Que o Senhor conceda essa submissão a cada um de nós.

Voltando para II Coríntios 11:2, sabemos que devemos nos guardar puros, ou seja sem mistura, pois o que agrada ao mundo não pode agradar a Deus, sendo assim não existe lugar para dois senhores na Igreja, que é A Noiva de Cristo e para ser A Noiva de Cristo, tem que ser um verdadeiro salvo, pois aqui quem cuida é o Senhor e o homem não pode manchar.

Para finalizar gostaria de colocar mais dois aspectos apenas:

1 - O homem(quando digo homem, me refiro ao ser, seja homem ou mulher), quando passa pelas águas do batismo, demostra publicamente que agora é um salvo e faz parte da casa de Deus, e a nós cabe crer na sua atitude.

2 - Quanto a fazer parte do Corpo de Cristo, e de A Noiva de Cristo, somente os verdadeiros salvos que foram batizados pelo Espírito Santo em um corpo e introduzidos como membros desse corpo, e assim também faz parte da Casa de Deus.

Resumindo: O Homem não salvo pode frequentar a "Igreja", como "Casa de Deus" e apenas isso.

Se você tem interesse nesse assunto, entre em contato conosco que queremos ajuda-lo, ou clique para estar Continuando o Estudo .