Orações Não Atendidas!

Por que as minhas orações não são atendidas?

 

 Acho que todos já experimentámos o sentimento de que as nossas orações continuam sem respostas. Pode ter orado insistentemente e repetidamente por algo específico e aparentemente não ter tido resposta. Pode até ter se sentido mal por não ter dado certo para você.

 

É importante entender quais são exatamente as promessas de Deus em relação à oração.

 

Condição 1

Manter a fé

“Se você crê, você receberá o que pedir em oração.” Mateus 21.22

 

Precisamos acreditar que tudo é possível a Deus. Ele é real e capaz de fazer coisas grandiosas acima do que você possa imaginar.

 

Mas não devemos acreditar que Deus usará o seu poder para propostas tolas ou para satisfazer a nossa própria vontade.

 

Condição 2

Manter as palavras de Deus

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15.7

 

Se me submeto às palavras de Cristo – como diz a Bíblia – elas alinharão o meu coração com a vontade de Deus.

 

E não desejarei então coisas fora da vontade de Deus.

 

Condição 3

Manter uma boa consciência

“Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;  E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”

1 João 3.21-22

 

Você teria coragem de ir a Deus e pedir um favor, se sabe que ele desaprova o seu estilo de vida? Claro que não! O sucesso da sua oração depende da sua integridade diante de Deus.

 

Um deus imaginário pode aceitar compromissos tais como penitência e ofertas, mas certamente não o Deus Santo e Vivo se o mal está presente.

 

Como podemos limpar a nossa consciência?

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1.9

 

Uma confissão sincera diretamente a Deus é uma maneira simples e eficaz para limparmos a nossa consciência e restaurar a nossa harmonia moral com Deus.

 

Condição 4

De acordo com a sua vontade

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve .” 1 João 5.14

 

Deveríamos pedir de acordo com a vontade de Deus, mas nem sempre sabemos o que e como pedir.

 

Se somos dependentes de Deus, mesmo se “não sabemos como orar”, o Espírito Santo nos ajudará e nos guiará. Além do mais, “sabemos” que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus. Romanos 8.26-28. E isto nos dá paz mesmo se nossos pedidos forem atendidos ou não.

 

Uma pessoa insatisfeita pode rechaçar a Deus por não responder ás suas orações. Mas uma pessoa que não tem dúvida que Deus a ama, compreenderá que Deus sabe o que é melhor para ela.

 

Em Filipenses 4.6-7, temos permissão para levarmos as nossas preces a Deus.

 

Aqui a promessa não é que receberemos o que pedimos, mas que teremos a paz de Deus nos nossos corações como resposta imediata.

 

Quanto aos pedidos, se Deus não nos concedeu, é porque ele tem algo melhor para nós.

 

Condição 5

Em nome de Jesus Cristo

“Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” João 16.23

 

Quando peço algo em nome de alguém, tenho a certeza que essa pessoa ficaria honrada com o meu pedido.

 

Quando oro a Deus em nome de Jesus Cristo, ressalto o valor do nome de Jesus aos olhos do Pai Celeste.

 

Este é o nome que tenho que usar com grande respeito. É um privilégio. Não posso usar desleixadamente ou por motivos fúteis.

 

O nosso pedido deve ser feito com humildade e dignidade. O assunto pode ser o menor ou maior motivo, mas o nosso comportamento deve ser submetido ao seu senhorio.

 

Não há outro nome pelo qual eu oro!


Esse texto foi extraído de:

Assembléia Cristã em Lisboa - http://www.assembleiacrista.org