Provérbios 30

 

Vamos estudar juntos o capítulo 30 de Provérbios.

 

Antes de mais nada gostaria de fazer uma divisão que creio ser bem interessante:

De 1 a 6 – Uma apresentação de si mesmo.

De 7 a 9 – Uma pequena oração

No 10 – Reconhece o perigo de prejudicar alguém

De 11 a 14 – Fala nos sobre 4 gerações de ímpios

De 15 e 16 – nos fala sobre coisas insaciáveis e inclui aqui aqueles que são desobedientes e desonram aos pais, que é versículo 17

De 18 a 20 – nos mostra 4 coisas insondáveis, inexplicáveis.

De 21 a 23 – nos mostra 4 coisas intoleráveis

De 24 a 28 – nos mostra 4 coisas sabias e com muita humildade.

De 29 ao fim – nos mostra 4 coisas grandiosas demais e também perigosas.

 

O grifo em vermelho são as minhas colocações.

 

1-Palavras de sabedoria divina proclamadas por Agur, filho de Jaque: Este homem declarou a Itiel; a Itiel e a Ucal:

2-porquanto sou demasiadamente tolo para ser homem, não tenho a inteligência humana, também podemos dizer bruto, e reconhecendo a sua fraqueza diante de um Deus todo poderoso.

3-não aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo!, mostra nos como é um homem natural.

4-Quem subiu ao céu e de lá retornou? Quem reúne o poder dos ventos em uma das mãos? Quem represa as águas do mar numa túnica? Quem determinou todos os limites da terra? Qual é o seu Nome, e o Nome do seu Filho? Respondei-me, se é que o sabes! Reconhece que somente um Deus todo poderoso isso pode, e nós bem sabemos responder a essas questões, quem é esse senão o Senhor Jesus.

5-A Palavra de Deus é comprovadamente pura, Ele é um escudo para quem nele confia totalmente. Aqui nos lembra do salmo 119:140, reconhecendo a integridade e a confiança que a Palavra de Deus passa.

6-Não acrescentes nada às suas palavras; jamais declare algo que Deus não disse, para que Ele não te contradiga e passes por mentiroso. Nada precisamos além da Palavra de Deus, o que passar disso é tolice.

7-Duas bênçãos peço a Ti que me dês, não mas negues, antes que eu morra: Como Salomão, faz uma oração inteligente, que podemos ver nos versículos abaixo. Sabedoria, e nenhum extremo em situações da vida.

8-Afasta de mim a falsidade e a mentira; também não me permitas viver em extrema pobreza nem em grande riqueza; concede-me o sustento diário necessário.

9-Para que não ocorra que, tendo em demasia, venha eu a imaginar que não preciso do Senhor. Ou, passando miséria, acabe roubando e envergonhando o teu Nome, ó meu Deus! Façamos nossas essas palavras diariamente. Penso que aqui cabe a palavra não venha negar o teu Nome!

10-Não calunies o servo diante de seu patrão; ele te amaldiçoará, e serás castigado. Simplesmente não construa uma inimizade.

11-Há quem amaldiçoa o pai e não abençoa a mãe; Palavras duras essas para serem bem avaliadas, pois se pode fazer isso de muitas maneiras e precisamos fugir disso.

12-há quem se considera puro e não se lava de sua imundície; Homens de dura cerviz, que se acham limpos a seus próprios olhos e não reconhecem a Pureza da Palavra de Deus.

13-há pessoas de olhares altivos; e de semblantes arrogantes; Segue se conforme acima.

14-há quem ostente dentes como espadas afiadas, cujas mandíbulas estão sempre armadas de facas com o objetivo de devorar os fragilizados desta terra e os pobres da humanidade. Lobos vorazes buscando a quem possam seduzir e tragar.

15-A sanguessuga tem duas filhas que se chamam: ‘Me dá!’ E ‘Me dá! ’ Há três grandes demandas que jamais estão completamente satisfeitas, quatro que nunca declaram: ‘É o bastante!’: Pessoas insaciáveis, sem misericórdia e que vivem em busca do vento, vivem enganando e sendo enganadas.

16-O Sheol, a mulher sem filhos; a terra seca que precisa sempre de chuva; e o fogo de um incêndio! Como os acima, seguem por um caminho de devorar tudo que encontram pela frente.

17-Os olhos de quem ridiculariza seu pai, ou de quem trata sem consideração e obediência a própria mãe serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes dos abutres! Para mim, esse é um dos piores pontos, pois existe uma exortação solene para honrar aos pais e ai de quem não cumpre isso. Olhos de zombador, de desprezo, que não consideram a Palavra de Deus.

18-Há três caminhos misteriosos demais para a minha compreensão, quatro que não consigo entender: Agora vemos a maravilha e ao mesmo tempo a hipocrisia nos textos abaixo.

19-O caminho do abutre pelo céu, o caminho da serpente sobre a rocha, o caminho do navio em alto mar, e o caminho do homem com sua mulher amada! Lindo e inexplicável. Puro e constante, mas muito perigoso.

20-Entretanto, o caminho da mulher imoral é assim: ela pratica adultério, toma banho e logo em seguida alega: “Não fiz nada de errado!” Anda na sua imundície e não consegue perceber a insensatez. É como comer e depois vomitar e o comer novamente.
21-Três eventos abalam as estruturas do mundo, quatro a terra não pode suportar:
Agora começamos a ver os exemplo de hipocrisia, orgulho e crueldade.

22-O escravo que se torna rei, o insensato que se satisfaz com sua refeição, penso que ele fala aqui de pessoas que pretendem ser mais do que realmente são, lembremos do ensino de que não devemos pensar de nós mesmos mais do que convém.

23-a mulher de mau gênio que consegue se casar, e a serva que toma o lugar de sua senhora! Coisas incomum, uma mulher assim conseguir se casar e uma que toma o lugar da esposa, na verdade uma amante.

24-Quatro seres da terra são muito pequenos e, contudo, admiravelmente sábios: Agora uma lição muito importante, pois esses exemplos são de certa forma de coisas insignificantes, mas com um teor de moral muito elevado.

25-As formigas, criaturas de pouca força, entretanto, conseguem armazenar todo o alimento de que necessitam no verão; Devemos aprender a ser diligentes e bons administradores.

26-os coelhos, animais sem nenhum poder, contudo, habitam nas alturas dos penhascos; Um excelente exemplo para estarmos em Cristo, na rocha! Nos lembra o homem que constrói sobre a rocha.

27-os gafanhotos, que não têm rei, mas ainda assim conseguem trabalhar unidos e avançam em fileiras em direção a um objetivo; Não precisamos de liderança humana, devemos ser bem organizados e seguirmos firmes na palavra de Deus. Nos faz pensar em nosso mestre, esse sim nosso líder, Jesus Cristo.

28-a lagartixa, que qualquer pessoa pode pegar com a mão, contudo, habita também nos palácios dos grandes monarcas! É importante notar que ela somente está nesses lugares por dois motivos, muitas vezes consome moscas e outras pragas e outras vezes porque são tão pequenas que mal se nota. Uma lição para não queremos aparecer.

29-Há três seres de andar elegante, quatro que se locomovem majestosamente: Assim Deus os criou, não foram elevados a um status para serem reconhecidos. Pensemos nisso.

30-O leão, que é o mais poderoso de todos os animais, e nada o intimida; Criado assim por Deus, não é um que se acho o bonzão, como muitos infelizmente.

31-o galo de andar altivo; o bode; e o rei à frente do seu exército! A cabeça erguida é da própria natureza desses animais, mas o rei anda de cabeça erguida porque se apoia no seu poder.

32-Se procedeste como um tolo em te exaltares ou se tramaste o mal, tapa a boca com a mão. Uma solene exortação para nos mantermos sem nos louvar a nós mesmos, como vimos acima, não nos coloquemos acima dos outros e nem sentemos nos primeiros bancos.

33-Pois assim como bater o leite produz manteiga, da mesma forma, uma pancada no nariz faz jorrar muito sangue e provocar a raiva de alguém só produzirá uma grande briga! Pensemos em uma pedra lançada na água, ela forma ondas ao seu redor, que vão aumentando e aumentando e aumentando. Assim devemos olhar  e nunca provocar a ira ou raiva de alguém.