A Oração Na Vida Do Senhor Jesus

Um breve estudo sobre oração na vida do Senhor Jesus.

 

Caso queira ouvir essa explanação bíblica, Clique Aqui!

Gostaria de começar com a leitura de Hb 5:7 que nos tem muito a dizer “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.”. Vemos com muita clareza nesse texto que o Senhor Jesus tinha por costume orar em todas as situações.

Quero lhes apresentar agora alguns momentos que nos mostram a importância da oração:

Lc 3:21, “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;”, aqui encontramos o inicio do ministério do Senhor Jesus, e sua prontidão para orar nesse momento, para nós fica a importante lição que devemos orar sempre que iniciamos algo, seja um empreendimento espiritual ou material.

Lc 9:18, “E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz à multidão que eu sou?”, mas uma etapa vencida e depois de encerrar os afazeres, na tranqüilidade da solidão Ele nos deixa outro exemplo de oração. Oremos quando terminamos algo. Lembremos de agradecer pelos cuidados do Pai até aqui.

Lc 6:12, “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.”, outra lição muito importante é mostrada aqui, afinal uma decisão como a da escolha deve ter um tempo de oração especial, veja que o Senhor orou a noite toda, sendo assim, devemos orar intensamente para tomarmos decisões concernentes a nossa vida, não tema meu caro, ou minha cara, não tome nenhuma decisão precipitada, ore o tempo que for necessário, seja uma noite toda, ou seja, um ano, mas que a oração possa permear sua decisão.

Lc 11:1, “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.”, mais uma vez compreendemos quão importante é orar, e saber como se ora, e por que está orando. Veja que nos versículos seguintes temos uma importante lição dada pelo Senhor, vejamos alguns itens:

Orar ao Pai, reconhecer sua santidade e sua vontade. Colocar nossas necessidades em suas mãos, reconhecer as nossas dificuldades e nossos erros e termos um coração bondoso, pronto a perdoar.

Jo 17:1 a 26, nesse trecho temos a sublime oração do Senhor, onde Ele exalta ao Deus e Pai, onde reconhece a vontade do Pai, onde reconhece a obra do Pai, o amor do Pai. Também aproveita e intercede por todos. Aqui temos outro exemplo a ser seguido.

Mt 26:36 a 39, aqui gostaria de dar ênfase no momento em que o Senhor Jesus vivia, se aproximava o momento da oferta, do sacrifício e o resultado que contemplamos é o Senhor em oração. Que nossas vidas sejam assim direcionadas por nós, oração em cada situação, em cada momento, em cada escolha, e recordemos que aqui o momento é terrível, se aproxima a crucificação, e ainda assim, o Senhor se volta em oração.

Lc 5:16, “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.”. Precisamos ter tempo com Deus a sós, aquele momento onde nada pode nos atrapalhar, o silencio e a calma do deserto, onde podemos ouvir a voz de Deus em nossos corações.

Lc 11:1, “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar...”, o Senhor tinha o costume de orar, e não importava se tinha que parar tudo e depois continuar seus afazeres, veja que Ele prioriza a oração.

Mc 1:35, “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.”. Logo cedo, a primeira coisa a fazer é orar, sozinho, somente com Deus, um lugar deserto, fala de silencio, tranqüilidade, ainda escuro, nos fala de que muitos ainda dormem, precisamos interceder por eles.

Mt 14:23 “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já à tarde, estava ali só.”. Encerram se os afazeres. Busquemos a tranqüilidade de um lugar a parte, a solidão, nosso momento com Deus, precisamos desse momento constantemente.

Assim podemos contemplar que o Senhor Jesus orava em todo o tempo, em todo lugar, com qualidade e com perseverança.

Fica aqui a mensagem para nossas vidas: Se Ele se dedicava tanto tempo em oração, nós devemos nos esforçar para o mesmo!