Sobre Música na Reunião

Se você tem interesse em ouvir esse estudo, Clique Aqui!

Sua pergunta é sobre música, assim, vou explicar porque não usamos instrumentos nas reuniões.

Então falemos de música, mas precisamos primeiramente saber qual o conceito sobre música no novo testamento.

Primeiro vamos recordar que somos livres e podemos fazer nossas escolhas para o dia a dia conforme nossa preferência, desde que isso não seja contrário às escrituras. Assim sendo, para sua vida comum, ou seja, seu dia a dia, sua devocional em casa, sua reunião informal, enfim toda a sua vida fora da reunião dos 2 ou 3, segundo o que encontramos em Mt 18:20, você ouve o que te agrada. Apenas uma ressalva, não deixe penetrar lixo no seu coração através do seu ouvido.

Agora quanto as reuniões, seja de adoração, oração, edificação, e quando falo dessas reuniões fica esclarecido que é a reunião segundo Mt 18:20, onde 2 ou 3 estiverem reunidos ao nome dEle, precisamos seguir as orientações dos apóstolos e assim precisamos consultar as escrituras para esse fim.

Primeiro quero levar você a meditar em alguns textos:

Cl 2:16, 17 "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo".

Hb 8:5 "Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais..."

Hb 10:1 "Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas..." 

1Co 10:6 "E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram". 

Heb 9:24 "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro..."

Olhando para esses textos fica claro que podemos aprender sobre o velho testamento, que ele é um espelho que reflete sobre o novo. Assim quando falamos de “igreja”, essa que nasceu em Atos, não podemos pegar coisas obscuras do velho para fazer uso no novo e a música esta entre elas.

Vou agora explicar:

Se fizer uma boa leitura do livro de Hebreus, você perceberá que aqueles irmãos que traziam alguns elementos do culto judaico para o cristianismo deviam abandonar todas essas praticas, pois aquilo não servia mais.

Medite nisso: "Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.... por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. (Hb 13:10-14)

 

Precisamos reconhecer que em Atos, vemos um tempo de transição, então aos poucos os elementos judaicos vão sendo abandonados.

Lendo Lc 13:35 e Mt 24:2,  você poderá ver que o templo judeu estava destinado a destruição e ficaria vazio, ou deserto, como queira.

Agora vamos seguir o princípio dos apóstolos:

Ef 5:19 diz, : "Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração". Aqui fica claro que não temos nenhum instrumento, pois o que a passagem demonstra ser o instrumento, ou é a boca “falando” e “cantando”, literalmente expressões verbais, ou é o coração. Ainda que a expressão "salmodiando", nos possa mostrar algum tipo de acompanhamento de cordas.

Mas você deve pensar, “esse irmão esta maluco”, como vai usar o coração como instrumento”, então eu convido você a ler Jo 4:23, e assim perceberá  o que Deus busca.

Assim aprendemos que a adoração cristã é interior, de dentro do homem interior e a adoração judaica sempre foi exterior, ou seja, visível aos olhos, assim precisava de muitos aparatos. Leia I Cr 15 por favor.

Em Ef 3, você verá que o mistério que esteve oculto se manifestou, ou seja, a igreja, assim sabemos que um tinha um templo feito de pedras e hoje todos os que creem verdadeiramente são templos, confere I Co 6:19.

Espero que consiga ver a diferença, no velho testamento o judeu oferecia um culto exterior, cheio de aparato, agora a igreja presta um culto interior, ou seja tudo sai de dentro de nosso coração.

Em I Co 14:15 “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.”, mais uma vez aqui vemos claramente que o instrumento é a boca, ou seja a expressão dos lábios.

Col 3:16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Aqui mais uma vez vemos claramente manifestado o instrumento interior e a nossa boca.

Precisamos recordar que em Mt 18:20, o Senhor está no meio, então o que vale é o que encontramos no salmo 22:22 “Então, declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.”, ou seja é Ele quem dirige tudo.

Muitas pessoas erroneamente dizem que os anjos apareceram cantando, mas leia o texto e veja o que ele diz:
Lc 2:13-14 "E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" Esclarecendo que a palavra "Louvando", não significa instrumento, seu significado é: Ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio.

O cristão verdadeiro tem o Espirito Santo, então o cântico que sai de dentro dele é agradável a Deus, porque vem dEle mesmo e é para Ele mesmo. Lembremos de Paulo e Silas na prisão, o que faziam? “Cantavam”, e quem canta, canta com a boca, com expressão vocal, formando frases, pois fomos conclamados a prestar culto racional em Rm 12 e ninguém inteligente confunde cantar com tocar instrumento.

Precisamos entender que tudo que é feito precisa de compreensão, a oração precisa ser ouvida na reunião, para se falar amém, o cantar tem que ter expressões verbais para ser compreendida, pois a reunião é aquele lugar que sabemos que o Senhor está e podemos desfrutar de Hb 13:15.

Parto do princípio que você é esclarecido e que não precisarei explicar todo o velho testamento e as suas sombras futuras, pois no velho testamento se usava todo tipo de instrumento, mas também se oferecia sacrifício de sangue, e hoje podemos descansar pois não fazemos nem uma coisa nem outra. Estamos na dispensação da Graça.

Para finalizar temos que ler At 2:42 e ter claro em nossa mente que o que rege a igreja é a doutrina dos apóstolos. E a doutrina dos apóstolos encontramos nas cartas e não no velho testamento.

Caso tenha alguma dúvida fica na liberdade de perguntar.

Do lado esquerdo da página tem um campo “Pergunte diretamente ao mordomo”

 

Fim.