Perguntas Abril/2018

Pergunta

Eclesiastes 2: 2: Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? Eu não entendo este verso, porque Deus não se importará que nós rimos à vontade e encontremos alegria nas belas coisas?

Chr. Geier, Leipzig

Resposta

O pregador descreve as coisas como são na terra. Isso fica claro no capítulo 1: 3: "... debaixo do sol". (27 vezes aparece neste pequeno livro). O pregador, sem dúvida o próprio Rei Salomão, era a um homem muito sábio. Ele foi ao fundo das coisas como ele as encontrou na criação. No capítulo 2, ele descreve como ele se voltou completamente para os prazeres terrenos, e sua conclusão final é: que, no final, a alegria nas coisas terrenas não dão uma satisfação duradoura. Neste fundo, então, nós entendemos, por que Salomão se expressa negativamente neste verso sobre o riso. Que o riso é finalmente doido, ou seja, sem sentido, porque não há satisfação duradoura. A alegria das coisas terrenas não cria nenhum valor duradouro. A peculiaridade deste livro, é claro, que o pregador busca alegria sem Deus.

Claro, há muitas passagens na Palavra de Deus, onde o elevado valor da verdadeira alegria é expresso. Novamente algumas passagens do Antigo e do Novo Testamento: "não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força" (Ne 8: 10) e: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Fp 4: 4). Aliás, a Carta aos filipenses foi chamada de Carta da Alegria porque a palavra alegria aparece 14 X nesta carta. E o Senhor Jesus falou duas vezes na última noite antes de ser crucificado sobre "meu gozo" (Jo 15: 11; 17: 13) e três vezes sobre "vosso gozo" (Jo 15: 12; 16: 22, 24). Em Gálatas 5: 22, o gozo é visto como parte do fruto do Espírito. Portanto, um crente em quem o Espírito de Deus pode trabalhar terá sempre um profundo gozo interior.

Lembre-se: A diferença é que você pode se alegrar sem Deus, mas essa alegria não dá satisfação real. E há alegria com Deus. Essa alegria contribui para a glória de nosso Senhor.

W.M.

 

Pergunta

"Onde Abraão foi chamado em Ur ou Harã? Em Gênesis 12: 1, parece que Abraão foi chamado em Harã. Uma vez que, seu pai Terá sai com ele e a família de Ur na Caldéia (Gn 11: 31). Em Atos 7, a partir do versículo 12, lemos que o Deus da glória apareceu a Abraão em Ur na Caldéia ("antes de morar em Harã"). Outra questão é: Deus apareceu duas vezes a Abraão?”

S.Isenberg, Wuppertal

Resposta

A ordem é a seguinte:

  1. Deus aparece a Abraão na Mesopotâmia, em Ur na Caldeia (At 7: 3, 4).
  2. Obviamente Abraão conta a respeito a seu pai Terá
  3. Terá toma a iniciativa e sai em direção a Canaã, mas só chega a Arã (Gn 11: 31)
  4. Terá morre em Arã (Gn 11: 32)
  5. Abraão “se lembra” então, do que Deus lhe tinha dito em Ur, e sai de Arã em direção a Canaã (Gn 12: 1 - 5).

A chave está em Gn 12: 1, onde devia dizer: “O SENHOR tinha dito a Abrão”. JND traduz em sua New Translation inglesa: “And Jehovah had seid to Abram …”.

W.M.

 

Pergunta

 

No Velho Testamento lemos uma vez “acaso” e várias vezes “por acaso / casualmente”. Agora, eu estou convencido de que para Deus não existem acasos, e lembro de uma passagem em Amós 3: 6. Exatamente a partir deste ponto tenho dificuldade de definir biblicamente a palavra acaso ou casualmente.

J.Schneider, Neuwied

Resposta

As duas palavras (hebr. miqreh e qarah), que é traduzido como “por acaso” na versão de João Ferreira C.R.F., em alguns lugares (1Sm 6: 9), e em outros lugares como “sucedeu” ou “encontrou”, e é encontrado no texto original em torno de 30 vezes. Também são traduzidas como “saiu ao seu encontro”, “se encontrou com”, e até “aconteceu-lhe” (em 1 Sm 20: 26). Ambos os termos são muito semelhantes no seu significado. Baseia-se na ideia de que algo acontece sem que seja deliberadamente provocado sem que seja esperado ou se pudesse esperar; Isso não significa - como pode sugerir em português - "coincidência" ou mesmo "mera coincidência" - que algo acontece sem o conhecimento de Deus ou (de acordo com a passagem citada em Amós 3: 6) sem que Deus "tenha causando". Os incrédulos podem vê-lo dessa maneira. O crente sabe que Deus tem todas as coisas em sua mão e nada lhe pode de alguma forma "escapar" e "simplesmente acontecer". Eu como homem que acredita em Deus, muitas vezes não sei como ou por que algo aconteceu, e pode ter vindo inesperadamente para mim, mas eu sei quem o fez.

Dois exemplos:

  • Os filisteus incrédulos dizem, quando procuram tirar a arca do SENHOR da sua terra: “Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele [o Senhor] quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso.” Os incrédulos colocam as ações de Deus e o acaso, excluindo um o outro. Na realidade, Deus está sempre por trás de tudo, ou melhor: acima de tudo. No nosso caso, Deus deixa que a Arca, puxada pelas duas vacas, vá direto para Bete-Semes para deixar claro que Ele estava por trás dos eventos em Filisteia.
  • Rute, a Moabita, que acreditava nas promessas de Deus, veio "por acaso" ao campo dos Boaz (Rute 2: 3), e um intérprete escreveu: "A providência de Deus está atuando por nós. Não é o propósito de Deus que nós nos deixemos guiar só pela Sua Providência (Ps 32: 8, 9). Ele quer guiar-nos através dos Seus olhos para que possamos seguir nosso caminho com consciência. Mas, se andarmos na fé, sua providência atua de acordo com a nossa fé. E se nós, - uma vez que somos jovens na fé - ainda não reconhecemos a sua pessoa, sua palavra e a orientação do Seu Espírito, então a sua providência atua de acordo com o estado de nossos corações" (HL Heijkoop, Das Buch Rut, Neustadt / W. 1963), P. 51). Mais tarde, Rute ouve da boca de Boaz, quem dirige as coisas: "vive o Senhor ..." (Rute 3: 13), ela experimenta como o Senhor lhe fez conceber (capítulo 4: 13) e pelos caminhos de Deus com ela e sua sogra, Noemi, as piedosas mulheres de Belém louvam o SENHOR (capítulo 4: 14, 15).

Rarner Brockhaus