O que é hoje uma Igreja de Deus?

O que é, hoje, uma igreja de Deus?

 Com o propósito de responder a essa pergunta, examinaremos sucessivamente o que significa as três expressões bíblicas: “a Igreja de Deus”, “as igrejas de Deus” e ‘a mesa do Senhor’.

 A igreja de Deus

 As escrituras designam com esse nome tanto a Igreja em seu sentido universal, como a uma igreja local. Aplicado a Igreja em seu sentido universal, o achamos empregado, pela primeira vez, em uma exortação que Paulo dirigiu aos anciãos da igreja de Éfeso – Atos 20:38. É evidente que, no final dessa passagem, o apóstolo inclui em seu pensamento a Igreja inteira e não somente a igreja local em Éfeso. Disse: “para apascentar a igreja de Deus, a qual adquiriu pelo sangue de seu próprio Filho” – segundo varias versões bíblicas.

 O mesmo apóstolo, ao escrever a Timóteo, lhe disse: “Para que se tardar, saibas como conduzir a casa de Deus, que é a igreja de Deus vivente, coluna e baluarte da verdade” – I Timóteo 3:15. Ao dirigir se aos Coríntios, exorta aos santos a conduzir-se de maneira que não sejam tropeço “nem aos judeus, nem aos gentios e nem a Igreja de Deus” – I Coríntios 10:32. Em outro texto, Paulo expressa o sentimento de humilhação que manifestava diante do pensamento de ter perseguido e assolado a Igreja de Deus – I Coríntios 15:9 – Gálatas 1:13. Em todas essas passagens que temos visto trata-se da Igreja em seu sentido universal.

 A par do paganismo e do judaísmo deposto, existia na terra a Igreja que Deus havia adquirido e que Lhe pertencia. Ele a havia adquirido pelo sangue de seu próprio Filho. No meio de um mundo compartilhado entre os judeus rechaçados por Deus e os adoradores de demônios, ela era a casa de Deus, a Igreja do Deus vivente, coluna e sustento da verdade. Que dignidade! Que posição!

 Quando uma alma que saia do judaísmo ou do paganismo era levada a Cristo, não apenas entrava na posição de salvação, senão que vinha a ser parte integrante deste conjunto que era de Deus e que pertencia a Deus.

 

Para continuar clique aqui

Se quer saber onde é o Lugar de reunião Clique Aqui    

Quer ler livros sobre o assunto clique abaixo: