Os Dois Filhos - As Bodas

Estudo sobre Mateus 21: 28 – 32 – Mateus 22: 1 - 14

Aqui vemos o Senhor começar a expor a infidelidade do povo de Israel e faz isso até o capitulo 22:14. Ele inicia com uma pergunta que coloca a conduta deles diante dos olhos de Deus.

Vejamos que Ele usa o segundo filho para levá-los até João Batista, a quem já rejeitaram como todos os outros profetas e deixa claro que os que viriam depois não são melhores do que eles, mas que tinham um coração contristado, sendo assim, têm aqui uma Expressão literalmente para Israel, pois esse é o povo que infelizmente mesmo vendo e ouvindo não se arrependeu, mesmo chegando ao arrependimento inicial com João Batista, como acontecia com todos os profetas, Israel sempre rejeitava-os no final, eles rejeitaram a Jesus, e sendo assim não podem participar das bodas, e nisso vemos que as duas parábolas que se seguem a essa estão intimamente ligadas, e todas tratam primeiramente de Israel, mas não quero dizer com isso que não podemos fazer uma aplicação pessoal para nós.

Estou apenas dizendo que não podemos jogar o contexto correto fora e esse contexto coloca Israel em primeiro plano.

Vejamos que aquele que no inicio rejeitou o Senhor e depois se arrependeu é uma figura daqueles que não receberam a João Batista, pois João Batista esta sempre intimamente ligado a Israel, e isso é claro esta ligado aqueles que estão de fora, ou seja, aos não israelitas, ou seja, nós, os que chegamos ao Senhor pela graça, aqueles que outrora éramos distantes de Deus, pois éramos gentios.

Quanto ao que aceitaram a João Batista e depois não aceitaram o caminho do Senhor é claro uma figura de Israel, pois muitos se arrependeram, na verdade um arrependimento falso e seguiram a João Batista, mas esses não aceitaram ao Senhor Jesus, pois queriam um rei que tivesse domínio e não um rei rejeitado e exposto na cruz. Como sempre Israel fez, rejeitou os seus profetas.

Quanto à parábola da Vinha que temos a seguir, sugiro que leia meu estudo que está postado no site “Os Lavradores Maus e a Vinha”.

Na parábola das bodas do filho do rei, vemos então claramente tudo o que o Senhor expôs até aqui, deixando claro que Israel rejeitou o convite e por isso ficaria de fora. E quem entraria no reino agora? Todos os convidados das nações, ou seja, eu e você que não somos israelitas e que podemos chegar até Ele pela fé, pois os Seus o rejeitaram.

Mas preste atenção, pois aqui também percebemos uma mistura, e nem todos aqueles que aceitaram o convite tinham a roupa própria para estar presente, ou seja, agora não importa mais a nação ou Israel, agora o que importa é estar vestido de Cristo, é estar preparado, é ter aceitado ao Senhor Jesus como Senhor, e quem O recebem como Senhor faz as coisas que Ele manda. Tomemos cuidado para não nos enganarmos, pois as Bodas nos mostram através desse que não tinha as roupas próprias, que na cristandade hoje, na igreja como se é chamada, temos a mistura do joio, e assim vemos que infelizmente será assim até o fim, pois este só é colocado para fora quando o rei entra para ver os convidados e lembremos que esse dia chegará.

Espero assim que possa ter ajudado com poucas palavras o contexto geral dessas parábolas.

Só gostaria que você leitor, seja a aplicação que for fazer, não perca de vista o sentido principal, que é o povo de Israel e sua rejeição e lembre-se: nós não somos o Israel de Deus hoje, somos a Igreja de Deus e de maneira nenhuma substituímos a Israel, pois vemos nas parábolas que Israel sempre terá o seu lugar.