O Que Devo Ler Primeiro

 Meu irmão, antes de mais nada, espero que tudo esteja bem com você e sua família, e que a graça de Nosso Deus e Pai, seja com vocês e abunde em conhecimento no Senhor Jesus Cristo. Vamos a seu e-mail então.

 Mais uma vez fico feliz por sua posição, toda instrução da parte do Senhor e para nosso ensino, infelizmente, os homens fazem adaptações naquilo que lhes interessa, e sendo assim, muitas coisas que são claras, como o texto que falamos anteriormente de I Co 1:2, são abandonadas com o tempo, vou te dar um exemplo:

 Vemos em Atos o inicio da igreja, como Corpo, e percebemos que muitas coisas, eles mesmos não entendiam, mas uma coisa, já vemos desde o começo, ainda que freqüentavam a sinagoga, já partiam o pão de casa em casa, mas porque? Pelo fato de expressarem comunhão entre si, e era impossível praticarem isso na sinagoga, pois o Senhor Jesus não era o centro naquele lugar, e na ceia (I Co 11) anunciamos a morte do Senhor, mas a mesa do Senhor (I Co 10) nos fala de comunhão, e isso somente é possível, no lugar onde o Senhor determinou, aos poucos foram aprendendo, até que chegaram ao ponto, como vemos em Atos 20, de partir o pão no primeiro dia da semana, isso nos mostra já uma certa maturidade e já vemos Paulo como apóstolo envolvido na obra, sendo assim, já trazia aos irmãos as revelações que o Senhor lhe passou referente a igreja, veja que agiam conforme o Senhor lhes mostrava, e é assim que aprendemos, um degrau de cada vez, não entenderemos o passo seguinte, enquanto não completamos o primeiro, sendo assim, podemos dizer que a ceia não era de vez em quando, ou uma vez por mês, ou uma vez por ano, bom se estudarmos um pouco da história da igreja, vemos que era assim, mas infelizmente onde o homem coloca a mão já começa a aparecer a carnalidade e logo verá isso na carta que sugeriu ler, e ainda em outros lugares.

 Quanto à leitura da Bíblia sem capítulos ou versículos, os vejo apenas como indicadores. Penso que devemos ler a Bíblia, por porções, assuntos e nunca por capítulo e versículos, penso que seja interessante apenas como referência.

 Quero me colocar a sua disposição para ajudar, apenas peço que ore e leia com atenção, Coríntios nos trás muitas coisas edificantes, mas seria bom, fazer a leitura de Efésios simultaneamente, pois verá correlação com os ensinos do corpo e também de nossa conduta como irmãos.

 Também entendo esse perigo de ler um livro e ser levado a forçar o pensamento em favor do autor, mas creio que a Palavra de Deus, sendo a nossa companheira na leitura e tendo o Espírito Santo como instrutor, não seremos enganados, veja no seu caso, o Senhor vai te conduzindo, ainda que  encontrou diversas dificuldades. 

 Um abraço e força nessa caminhada.

Algumas dicas de leitura para você leitor: